A AD Fafe deslocou-se, este domingo, até ao Sul do país para defrontar o Clube Oriental de Lisboa em jogo a contar para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2025/26.
Com o golo solitário de Vasco Braga, os Justiceiros conseguiram o triunfo e carimbaram assim presença na 3.ª ronda da prova rainha do futebol português.
Naquele que foi o jogo de estreia do mister Mário Ferreira, a AD Fafe entrou em campo com a clara intenção de resolver cedo a partida e dispôs, dentro dos primeiros 10 minutos de jogo, de um par de boas oportunidades de inaugurar o marcador no Estádio Engenheiro Carlos Salema.
Esse primeiro golo da tarde surgiu na passagem do primeiro quarto de hora da partida, com Vasco Braga a responder da melhor forma a cruzamento de Diogo Castro. O médio dos justiceiros apareceu no coração da área adversário, cabeceando de forma certeira para o fundo da baliza do Oriental.
Até ao intervalo, a AD Fafe continuou à procura de ampliar a diferença no marcador e, salvo um remate à baliza fafense que Tiago Martins (em estreia esta época) defendeu de forma eficaz, a formação da casa pouco conseguiu fazer para perturbar os visitantes.
Essa superioridade fafense manteve-se para o arranque do segundo tempo, com Théo Fonseca a obrigado o guardião adversário a uma boa defesa ainda antes anda marca dos 50 minutos de jogo, evitando o 0-2 para a AD Fafe.
Ao longo do tempo o Oriental conseguiu crescer no jogo e dispôs de várias bolas paradas (entre livres e cantos) para enviar o esférico para a área da AD Fafe. Nesses momentos, mérito para a defensiva justiceira que, entre antecipações e duelos aéreos, conseguiu negar oportunidades claras de golo ao adversário.
Até ao apito final, apenas por uma vez os Justiceiros temeram o golo do empate, graças a uma bola perdida dentro da área dos visitantes, a qual não teve uma finalização de golo certeira por parte de um dos jogadores do Oriental. Os minutos finais foram geridos pela AD Fafe com posse de bola, evitando novos sustos que pudessem levar o jogo a um prolongamento que em nada seria merecido para a formação fafense.
Mister Mário Ferreira entra assim a vencer como treinador da AD Fafe, com os Justiceiros a garantirem presença na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, algo que não acontecia desde a época 2021/22.