AD Fafe vs. SC Braga – Crónica de Jogo

“Surpresa, mas só para quem não viu a partida. A AD Fafe eliminou o SC Braga da Taça de Portugal (2-1) e segue para as meias finais da prova rainha. João Santos e Carlos Daniel marcaram os golos de uma noite mágica no Municipal de Fafe, coroando a grande exibição dos justiceiros, que eliminam assim a terceira equipa do primeiro escalão.

Na ressaca da derrota na final da Taça da Liga, o SC Braga mudou seis peças em relação a esse jogo diante do Vitória SC. Carlos Vicens apostou também na mudança de sistema, trocando o 3-4-3 pelo 4-2-3-1. Já Mário Ferreira alterou apenas dois homens da equipa que goleou o S. João de Ver na última partida. Os da casa começaram bem a partida, com boas dinâmicas e coesão defensiva mas, por volta do quarto de hora de jogo, a equipa bracarense lá conseguiu assumir as rédeas do jogo.

Porém, esse assumir arsenalista não durou muito e os justiceiros controlaram a partida desde o minuto 25´ e começaram a criar as oportunidades mais perigosas. Primeiro, João Vigário combinou bem à esquerda, entrou na área e rematou rasteiro para defesa de Tiago Sá. Depois, João Santos ganhou a Paulo Oliveira na velocidade, colocou-se numa situação de 2 x 1 e assistiu Theo Fonseca, que demorou muito tempo a decidir o que fazer e acabou por não conseguir rematar.

À terceira, foi de vez. Grande jogada de Vigário desde a esquerda para o centro, assistiu João Santos pelo meio das pernas de Paulo Oliveira e o avançado bate Tiago Sá no cara a cara com o guardião. Loucura total em Fafe, corria o minuto 42´.

Sem espinhas Vicens alterou três peças ao intervalo – lançou Gabri, Niakaté e Pau Victor – mas a toada continuou a mesma: muita parra, pouca uva dos bracarenses. O Fafe foi aproveitando cada transição para criar grande perigo à baliza arsenalista. Aos 58´, o VAR reverteu uma grande penalidade para os fafenses – mal, no entender de quem vos escreve – e esse momento galvanizou ainda mais a equipa e os adeptos fafenses. O SC Braga expôs-se cada vez mais e os da casa aproveitaram. Picas falhou na cara de Tiago Sá mas, aos 70´, Carlos Daniel acabou com o jogo.

O brasileiro isolou-se depois de um passe magistral de Vasco Braga e fez o segundo da partida. Nos últimos dez minutos, o Fafe baixou linhas e conseguiu deixar o SC Braga desconfortável. No último minuto, Dorgeles ainda reduziu mas não serviu de nada.  O Fafe está nas meias finais da Taça de Portugal.”

Texto retirado do zerozero.pt